
quinta-feira, 28 de junho de 2012
SAIU O CONCURSO DA ANATEL
FRASE DO DIA
Aprenda a amar a todos, indistintamente, para conseguir encontrar a luz que tanto anseia.
Carlos Torres Pastorinoquarta-feira, 27 de junho de 2012
FACULDADE SANTA MARIA REALIZA CAPACITAÇÃO EM PERNAMBUCO
30 VAGAS PARA FACULDE DOS GUARARAPES-PE
(INFORMÁTICA) SEAD/CEHAP-PB – CESPE
Município do Rio tem nova lei que regulamenta concursos públicos
Entre as regras estão a ampla divulgação em todas as etapas do concurso e a proibição da abertura de um novo concurso enquanto houver candidato aprovado em seleção anterior com prazo de validade não expirado.
De acordo com Dr. Jairinho, a lei é para assegurar aos aprovados o direito adquirido à nomeação e a abertura de licitação para a escolha da organizadora, entre outros pontos. "Essa lei tem o objetivo de sanar as arbitrariedades por vezes cometidas nos concursos públicos", diz Dr. Jairinho. Ele espera que o projeto sirva de exemplo para as demais esferas de governo.
De acordo com a assessoria do vereador, a proposta foi aprovada na Comissão de Justiça e Redação da Casa, responsável por verificar a constitucionalidade e legalidade da matéria.
Veja alguns destaques da lei:
- A garantia da lisura e da regularidade do concurso público é atribuição da instituição organizadora, selecionada, preferencialmente, através de licitação pública, devendo responder objetivamente por ocorrências que o comprometam.
- O edital do concurso público será publicado integralmente no Diário Oficial, com antecedência mínima de 60 dias da realização da primeira prova; e no site do órgão ou entidade responsável pela realização do concurso público logo após a sua publicação.
- Não será aberto novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.
- O conteúdo mínimo do edital será composto de: identificação da banca realizadora e do órgão que o promove; lei de criação do cargo, emprego público ou carreira, e seus regulamentos; identificação do cargo ou emprego público, suas atribuições, quantidade de vagas, se houver, e sua respectiva remuneração; indicação do nível de escolaridade exigido para a posse no cargo ou emprego; indicação do local e órgão de lotação dos aprovados; indicação precisa dos locais e procedimentos de inscrição; indicação dos critérios de pontuação e contagem de pontos nas provas, incluindo-se o peso atribuído a cada disciplina ou etapa; enumeração precisa das disciplinas das provas, dos eventuais agrupamentos de provas e das datas de suas realizações; indicação do conteúdo programático objeto de cada disciplina, de forma a permitir ao candidato a perfeita compreensão do conteúdo programático que será exigido; explicação resumida da relação existente entre a disciplina cobrada no certame e as atribuições do cargo ou emprego público; regulamentação dos mecanismos de divulgação dos resultados, com datas, locais e horários; regulamentação do processo de elaboração, apresentação, julgamento, decisão e conhecimento de resultado de recursos; percentual de cargos ou empregos reservados às pessoas portadoras de necessidades especiais e critérios para sua admissão, sendo no mínimo de 5% e no máximo de 20%; indicação bibliográfica relativa a cada matéria constante do edital; indicação das prováveis datas de realização das provas.
- Será isento da taxa de inscrição o candidato que, comprovadamente, se enquadrar em uma das seguintes condições: possuir idade igual ou superior a 45 e estar comprovadamente desempregado, há pelo menos um ano, na data da inscrição; comprovar renda familiar, inferior a 2 salários mínimos, vigentes à época da inscrição; comprovar ter doado sangue, nos últimos 6 meses, através de comprovante emitido pela instituição responsável pelo banco de sangue.
- Quando não for respeitada a ordem de classificação do concurso, o candidato prejudicado passará a ter direito adquirido à nomeação.
- A instituição realizadora do concurso é responsável pelo sigilo das provas, respondendo administrativa, civil e criminalmente por atos ou omissões que possam divulgar ou propiciar a divulgação de provas, questões ou parte delas.
Na Paraíba, desde 2008, há a lei 8.617 que regulamenta os concursos públicos no âmbito estadual.
Já o projeto de lei do Senado 74/2010 propõe uma lei com regras específicas para a aplicação de concursos públicos. A matéria, que tramita em caráter terminativo (decisão tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado e enviado diretamente à Câmara dos Deputados), está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Entre as proposições estão o prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas, que deve ser de 90 dias, no mínimo, e 120, no máximo. A taxa de inscrição não poderá ser maior do que 1% do valor da remuneração inicial prevista para o cargo. Também fica vedada a realização de concurso só para a formação de cadastro de reserva e garantida a nomeação do candidato que passar dentro do número de vagas previsto no edital.
Em maio, foi aprovado o projeto de lei do Senado que proíbe a realização de concurso público exclusivamente para a formação de cadastro de reserva, de autoria do ex-senador Expedito Júnior (PR-RO), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa. Agora, o PLS 369/2008 poderá ser enviado diretamente à Câmara dos Deputados.
FONTE: G1
E... A GREVE???
FONTE: G1 SP
CCJ do Senado aprova ficha limpa para concursados e comissionados
terça-feira, 26 de junho de 2012
NOTÍCIAS DO CONCURSO DO BNB 2010
LOCAL DE PROVA PARA GUARDA MUNICIPAL EM JOÃO PESSOA
Governo cria mais de 77 mil cargos em universidades e institutos federais
Segundo o texto, "os cargos e funções criados por esta lei destinam-se às instituições federais de ensino superior, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, ao Instituto Nacional de Educação de Surdos, ao Instituto Benjamim Constant, às escolas técnicas e colégios de aplicação vinculados às instituições de ensino superior, aos centros federais de educação tecnológica e ao Colégio Pedro II".
FONTE: G1
Universidade Federal do Ceará nega esquema de compra de vagas
Em denúncia feita na manhã de hoje, o procurador da república no Estado, Oscar Costa Filho, questionou a validade do Sisu, alegando que a seleção, além prejudicar candidatos que já estavam inscritos no sistema anterior, também abre margem para "um esquema de comercialização de vagas em universidades” do Estado.
De acordo com a nota divulgada pelo Ministério Público, está sendo apurada a ocupação de 17 vagas do curso de medicina da universidade, que foram ocupadas por alunos transferidos de outras instituições ou beneficiados por decisões judiciais.
FONTE: R7
Concurso para 2,6 mil vagas em Nova Iguaçu (RJ) é suspenso
A decisão foi anunciada na sexta-feira (22), e a Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ) está tentando revertê-la. O processo na Justiça é de número 0075606-95.2012.8.19.0038. De acordo com a Consulplan, o concurso já se encontrava em fase final para 67 dos 71 cargos disponibilizados, sendo que estavam sendo realizadas apenas as provas práticas, quando foi divulgada a suspensão, previstas para auxiliar de serviços gerais II, auxiliar de merendeiro II, merendeiro II e motorista II. Após a realização das provas práticas, já seria divulgado o resultado final.
FONTE: G1
TRF – 5ª EDITAL EM BREVE
segunda-feira, 25 de junho de 2012
(INFORMÁTICA) PREFEITURA DE TABIRA-PE – ACAPLAM - 2012
NOVAS VAGAS NO TJ-PE
Candidatos reclamam de falta de provas em concurso de Bayeux, PB
Segundo a candidata Cláudia Fonseca, que estava no local, a falta dessas provas causou um tumulto na sala. “O pessoal da organização pedia que a gente ficasse em silêncio, não falasse nada, para não atrapalhar as outras turmas. Mas era impossível, todo mundo estava indignado”.
Segundo Cláudia, ela e os colegas ainda cogitaram a possibilidade de não realizar a prova, mas foram orientados a fazer e só depois recorrer. “Fizemos por questão de finalização, pois ninguém tinha condições psicológicas de fazer uma prova com 40 questões”, reclamou. “Se fosse um erro nosso, como o celular tocar na sala ou alguém chegar atrasado, não seria perdoado”.
A secretária de Administração de Bayeux, Elizabeth Andrade, explicou que a responsabilidade pela aplicação do concurso não é da Prefeitura e sim da empresa, no caso a Contemax. O diretor administrativo da empresa, Clodoaldo Maximino, por sua vez, disse que houve um erro humano na hora da contagem das provas.
“Para uma turma que tinham 26 candidatos, foram só 20. Para outra turma, com 30 candidatos, foram 36, por isso houve o problema”, justificou. “Errar na contagem é humano. Principalmente em um concurso com cerca de 15.100 candidatos. Não houve a intenção de prejudicar ninguém”.
Segundo ele, o outro envelope com 10 provas apareceu porque pra cada unidade vai um conjunto reserva de provas para substituição caso ocorra algum problema, como erro de impressão ou de montagem. “Isso é normal em todo concurso. E não houve prejuízo, só houve atraso por conta do deslocamento da coordenadora para ver o que aconteceu antes da abertura do envelope novo. O sigilo estava garantido, uma vez que estava lacrado”, comentou Maximino.
Ele ainda acrescentou que o prazo para o término da prova foi prorrogado em 20 minutos, mas que os candidatos não precisaram desse tempo a mais.
FONTE: G1
Sisu tem disputa de 21 candidatos por vaga; resultado sai na segunda
O Sisu é uma ferramenta criada pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar a oferta de vagas em universidades federais por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substituiu o vestibular tradicional de algumas instituições. Puderam disputar as vagas desta edição os estudantes que fizeram a prova em 2011.
No total, o sistema registrou 1.245.437 inscrições, já que cada aluno pode escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. A instituição que recebeu o maior número de inscrições é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 152.196. Na lista das mais procuradas pelos candidatos estão também a Universidade Federal do Ceará (108.574 inscrições), a Universidade Federal do Maranhão (103.829), a Universidade Federal do Paraná (80.483) e a Universidade Federal de Ouro Preto (60.136).
Os candidatos aprovados em primeira chamada terão entre os dias 29 de junho e 9 de julho para efetuar a matrículas nas instituições para onde foram selecionados. Uma segunda chamada está prevista para 13 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher vagas remanescentes. O candidato interessado em participar da lista de espera deverá fazer essa opção no próprio site do Sisu entre os dias 13 e 19 de julho.
domingo, 24 de junho de 2012
UPE divulga remanejamento do vestibular 2012 para segunda entrada
sábado, 23 de junho de 2012
Correios devolvem taxa de concurso revogado até o dia 30
FONTE: G1
CONCURSO NA PARA A SECRETARIA DE SEGURANÇA NA BAHIA
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Planejamento autoriza 110 nomeações em 6 órgãos
No Banco Central são 8 vagas de analista e 8 de ténico, na Superintendência de Seguros Privados (Susep) são 6 vagas para analista técnico, na Advocacia Geral da União (AGU) são 2 vagas para agente administrativo, 1 para administrador e 1 para contador.
Na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são 11 vagas para técnico-administrativo. Na Defensoria Pública da União (DPU) são 12 vagas para agente administrativo, 1 para arquivista, 3 para economista, 10 vagas para analista técnico-administrativo, 1 para psicólogo, 3 para bibliotecário, 3 para técnico em comunicação social e 1 para assistente social.
Na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) são 8 vagas para tecnologista pleno I, 1 para analista em ciência e tecnologia júnior, 8 para Assistente em ciência e tecnologia júnior, 7 para tecnologista júnior, 11 para técnico I, 1 para técnico II, 1 para técnico III, 1 para assistente de pesquisa e 1 para pesquisador associado.
No caso do Banco Central, um candidato aprovado será nomeado para o cargo de analista no concursos público autorizado pela Portaria nº 211, de 27 de julho de 2009.
O provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas na data da nomeação; e à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
Os órgãos e entidades relacionados deverão publicar no Diário Oficial da União demonstrativo com a relação nominal e respectivos códigos das vagas dos candidatos que deram origem às vacâncias e desistências.
FONTE: G1
CONCURSO PRA PROCURADORIA EM JOÃO PESSOA
PRF divulga lista de convocados para curso de formação de concurso de 2009
O curso de formação profissional, que será realizado no período de 1º de junho a 28 de agosto, exigirá do aluno tempo integral com frequência obrigatória e dedicação exclusiva. O curso de será composto de 700 horas-aula, podendo se desenvolver nos horários diurnos e noturnos, inclusive aos sábados, aos domingos e feriados.
CONCURSO PARA A ARCE NO CEARÁ
CONCURSO PARA A UFCG NA PARAÍBA
quinta-feira, 21 de junho de 2012
TIPOS DE PROVAS: CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES
CONCURSO PARA PREFEITURA DE ARACAJU-SE
quarta-feira, 20 de junho de 2012
(INFORMÁTICA) EXERCÍCIO DA FOLHA DIRIGIDA
Cancelamento de concurso termina em confusão na BA
Os candidatos só foram avisados quando chegaram ao local de prova. Além do adiamento do exame, houve mudanças nos locais, também sem aviso.
Em nota, a empresa responsável pediu desculpas e disse que uma nova data deve ser divulgada ainda essa semana. A empresa explicou também que o adiamento aconteceu por conta de uma falha de comunicação com a Caixa Econômica.
FONTE: R7
Mais da metade dos institutos federais de educação estão em greve no País
O movimento grevista nos institutos tecnológicos foi deflagrado, oficialmente, na segunda-feira (18), de acordo com o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).
Entretanto, seis deles já haviam aderido a paralisação nacional quando a greve geral foi deflagrada pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) no dia 17 de maio: Cefet-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica), Instituto Federal e Tecnológico do Sudeste de Minas Gerais, IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais), CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) de Minas Gerais e o IFPI (Instituto Federal do Piauí).
FONTE: R7
Vigência do concurso de Suape é prorrogada por mais 2 anos
FRAUDES EM PERNAMBUCO
Só lei que regulamente setor inibirá fraudes em concursos, diz associação
Segundo a entidade, atualmente, o órgão que contrata a empresa é responsável pela fiscalização de todo o processo desde o lançamento do edital até a homologação do concurso. “Mas não existe uma regra geral, ou seja, uma legislação que estabeleça a fiscalização do Estado nos concursos públicos. As bancas nem sempre são escolhidas por licitação e, muitas vezes, quando há licitação a vencedora é a empresa que oferece o menor preço. Será esse o critério mais acertado? Será que a organizadora, muitas vezes sem tradição e experiência, que oferece o preço mais baixo, está apta a organizar um concurso?”, questiona Pimentel.
No site da Anpac, há o abaixo-assinado “Concurso Público, Quero Lei” pela moralização do setor.
Regulamentações atuais
Atualmente, há uma lei que prevê pena de até 6 anos de prisão para quem fraudar concursos. A Lei 12.550, sancionada em 15 de dezembro de 2011, prevê pena de 1 a 4 anos e multa para quem utilizar ou divulgar conteúdo sigiloso de concursos e, de 2 a 6 anos e multa para quem permite ou facilita, por qualquer meio, o acesso de pessoas não autorizadas às informações confidenciais que resultem em prejuízos à administração pública. Se o ato for cometido por funcionário público, a pena é aumentada em 1/3.
Já o decreto 6.944, da Presidência da República, regulamenta desde 2009 as normas gerais para concursos públicos federais. O Ministério do Planejamento chegou a formar um grupo de trabalho m 2010 para implementar medidas para aumentar a segurança nos concursos da administração federal.
Outras exigências seriam treinamento de todos os envolvidos na realização do concurso público, do uso de equipamentos de segurança (câmeras de monitoramento, detectores de metal), de identificação das pessoas envolvidas no manuseio das provas, principalmente dos responsáveis pela guarda dos cadernos dos exames nos dias que antecedem o concurso, além de constar no edital a possibilidade de eliminação quando houvesse fraude e apuração mais rigorosa da identificação dos aprovados e da documentação apresentada.
O Ministério do Planejamento informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que, do que foi recomendado por esse grupo de trabalho, que teve a participação de representantes dos Ministérios da Justiça e do próprio Planejamento, o principal resultado foi a Lei 12.550. “A lei alterou o Código Penal ao acrescentar entre as penas de interdição temporária de direitos a proibição de inscrição em concurso, avaliação ou exame público e ao inserir ao Título X (Dos Crimes contra a Fé Pública) o Capítulo V (das fraudes em certames de interesse público)".
A quem denunciar
Ao constatar alguma irregularidade no concurso, Ernani Pimentel diz que a primeira providência é reunir outros candidatos e se dirigir a uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. Depois deve-se denunciar o fato ao Ministério Público. Outra sugestão dele é procurar a própria Anpac, que pode prestar orientações gratuitas de como proceder diante de alguma irregularidade na prova. Para quem mora no Rio de Janeiro, o atendimento é feito às terças-feiras, das 10h30 às 12h e das 15h30 às 17h. Mas é preciso fazer o agendamento antes pelo telefone (21) 2262-9562. A sede fica na Rua Senador Dantas, 75 - Sala 602, Centro do Rio. Para quem mora fora do Rio, a assistência é feita pelo e-mail: contato@anpac.org.br.
O diretor jurídico da Anpac, Leonardo de Carvalho, aconselha procurar o advogado em caso de problema individual e, em casos de questões coletivas, acionar os MPs estaduais, quando o concurso for estadual, ou federais, quando o concurso for federal. Candidatos que se sentirem prejudicados podem se juntar e procurar um só advogado. Para quem não tiver condições de arcar com os gastos, é possível procurar ainda a Defensoria Pública.
Problemas individuais em concursos, como questões mal formuladas, gabaritos incorretos ou horário de fechamento dos portões do local do exame, não devem ser encaminhados ao Ministério Público, cujo papel é proteger o interesse coletivo. Nesse caso, o melhor a se fazer é procurar um advogado. Mas quando as denúncias envolverem irregularidades no concurso, suspeitas de fraude, divulgação do gabarito para alguns candidatos antes da prova ou candidatos beneficiados por conhecer alguém da banca, por exemplo, aí é possível acionar o MP.
Na dúvida, se o problema é individual ou coletivo, é possível entrar com o mandado de segurança e fazer a representação no MP. Nesse caso, se a investigação no MP for arquivada, ainda há a chance de conseguir uma solução na Justiça.
Candidatos podem fiscalizar
De acordo com Julian Barros, professor de direito administrativo da Academia do Concurso, o candidato pode acompanhar as convocações dos aprovados através de publicações oficiais. Segundo ele, é dever da administração pública publicar as convocações no “Diário Oficial”. A grande maioria dos órgãos públicos tem site oficial, o que facilita o controle. “Para os casos em que o candidato tenha alguma dúvida, a Constituição e as leis em vigência asseguram a qualquer momento a utilização de requerimento diretamente ao órgão contratante e à organizadora do concurso. Todas possuem o dever de responder, sob pena de cometimento de ato ilegal e abusivo, sujeito a controle pela via judicial”, diz.
“Importante é não se omitir, é necessário utilizar os mecanismos que a legislação oferece e colaborar para que os órgãos públicos tomem conhecimento do ato.”
Em caso de dúvidas sobre conteúdo programático e classificação, suspeitas de fraude e de irregularidade, por exemplo, o candidato pode encaminhar requerimentos à organizadora e aos órgãos contratantes, mas, segundo ele, muitas vezes isso não basta. “As suspeitas devem então ser informadas ao Ministério Público, à controladoria dos órgãos e até mesmo ao respectivo Tribunal de Contas, que possui o poder de sustar eventuais contratações. O Ministério Público tem o poder de requerer informações, propor termos de ajustamento de conduta, oferecer ação civil pública, improbidade administrativa e até mesmo ação penal, para tentar coibir tais condutas e punir determinados envolvidos”, diz.
“O candidato também possui legitimidade para ingressar com ação visando à anulação do concurso público através de ação popular”, diz Barros. Segundo ele, o candidato pode se valer de testemunhas, provas periciais e documentais.
Na hipótese de o candidato se sentir prejudicado diretamente é possível ingressar com uma ação no Judiciário para indenização e reparação de eventuais danos por meio de advogado. É possível também conseguir a nomeação em casos como o de aprovação dentro do número de vaga e violação na classificação do concurso.
Correios abrem 2,8 mil vagas para Programa Jovem Aprendiz
Para participar, os candidatos devem ter entre 14 e 20 anos e, caso não tenha concluído o ensino médio, deve estar matriculado e frequentando a escola, além de ter obtido média mínima de cinco pontos nas disciplinas do último ano cursado.
Além da remuneração, os jovens receberão vale-transporte, vale-alimentação ou refeição, uniforme (camiseta) e atendimento médico e odontológico em ambulatórios internos da empresa, onde houver o serviço.
Jovens inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo, participantes do Projeto Vira Vida/Sesi ou que estejam cumprindo medida socioeducativa terão pontuação adicional.
Na Diretoria Regional dos Correios de São Paulo Metropolitana, são 796 vagas, sendo 523 para a cidade de São Paulo.
O jovem será contratado pelo período de 1 ano, com jornada de trabalho de 20 horas semanais. O curso de aprendizagem terá parte teórica nas escolas do Senai e as atividades práticas nas unidades da ECT. Após a conclusão do curso, os alunos receberão certificado de auxiliar administrativo expedido pelo Senai.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site www.correios.com.br no período de 25 de junho a 4 de julho. A seleção será feita por meio de análise curricular, comprovação de requisitos e exames pré-admissionais.
FONE: G1
CONCURSO PARA TERMOBAHIA
terça-feira, 19 de junho de 2012
Ministério da Ciência e Tecnologia adia prazo de inscrição para 510 vagas
segunda-feira, 18 de junho de 2012
(INFORMÁTICA) SEAD/CEHAP-PB – CESPE
'É uma fraude contra sonhos', diz procurador do RS sobre concursos
FONTE: G1
CONCURSO PARA PREFEITURA DE CABROBÓ-PE
MAIS 22 VAGAS PARA O INSS
Unicap oferecerá bolsas no vestibular do meio do ano
Fonte: http://www.unicap.br/
Curso em gestão escolar tem 11 mil vagas destinadas a professores de PE
Todos os professores efetivos que desejarem ocupar o cargo de direção podem participar da oportunidade. “Deverão participar necessariamente do curso de aperfeiçoamento e avaliação em gestão escolar para ocupar a função de diretor e diretor-adjunto a partir de janeiro de 2013, em todas as escolas estaduais, incluindo as de referência e técnicas”, contou Margareth Zaponi, secretária-executiva de Gestão de Rede de Pernambuco.
As 11 mil vagas são consideradas suficientes, de acordo com a secretária, para todas as pessoas que desejarem participar do processo. “É muito importante que todos os professores façam a inscrição para que eles possam participar dessa primeira etapa e, a partir do momento que for nomeado, terão a oportunidade de participar de curso de especialização, com 360 horas, e também de mestrado profissional em gestão, avaliação, neuroaprendizagem e educação e valores humano”, informou Zaponi.
A escolha final dos professores que ocuparão os cargos de direção abertos nas escolas estaduais acontece em novembro. "Nós temos primeiro a etapa seletiva, que é essa do curso de aperfeiçoamento e da avaliação e gestão escolar. Os candidatos certificados irão para a comunidade escolar para serem submetidos a legitimação dessa comunidade. Será formada uma lista tríplice e o governador fará a indicação do primeiro colocado”, falou a secretária. Para o professor assumir o cargo de diretor, ele deverá estar matriculado em curso de especialização ou mestrado.
As inscrições dos professores devem ser realizadas no site da Secretaria de Educação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-2868668.
FONTE: G1PE
Pernambuco tem 892 vagas no Sisu; inscrições começam 2ª
O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação para unificar a oferta de vagas em universidades públicas, que são disputadas a partir do Enem. Os interessados podem consultar quais são os cursos disponíveis no site do programa. Cinquenta e seis insituições participam neste ano.
Ao acessar o sistema, o candidato pode escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Ao longo do período de inscrições, ele pode visualizar a nota de corte preliminar de cada curso e sua classificação parcial. As opções de curso escolhidas previamente podem ser alteradas, se o candidato achar que tem mais chances de ser aprovado em outra graduação ou instituição. Cada alteração invalida a inscrição feita anteriormente.
Além do Rio de Janeiro, os estados com maior oferta de vagas no Sisu deste semestre são Minas Gerais (4.112), Paraná (3.394), Ceará (3.154) e Maranhão (2.708). Em Rondônia, apenas o Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica participa do Sisu, com oito vagas.
A lista dos aprovados será divulgada no dia 25 deste mês e os alunos selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino do dia 29 ao dia 2 de julho. Está prevista ainda uma segunda chamada para 6 de julho. Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será usada pelas universidades para selecionar os alunos em caso de sobra de vagas.
» Confira a oferta de vagas do Sisu por estado:
Acre – 40 vagas
Bahia – 1.095 vagas
Ceará – 3.154 vagas
Distrito Federal – 90 vagas
Espírito Santo – 274 vagas
Goiás – 170 vagas
Mato Grosso do Sul – 909 vagas
Maranhão – 2.708 vagas
Minas Gerais – 4.112 vagas
Paraíba – 1.198 vagas
Paraná – 3.394 vagas
Pernambuco – 892 vagas
Piauí – 411 vagas
Rio de Janeiro – 7.495 vagas
Rio Grande do Norte – 1.426 vagas
Rio Grande do Sul – 1.251 vagas
Rondônia – 8 vagas
Roraima – 175 vagas
São Paulo – 1.080 vagas
Sergipe – 145 vagas
Tocantins – 521 vagas

Como Passar em Concursos
· Concursos públicos
· Vestibulares
· Testes supletivos
· Testes de seleção de pessoal
Todos não passam de mais "jogos", que precisamos saber jogar.
Entretanto, ler sobre como ser bem sucedido em concursos, não significa que teremos sempre êxito. Isso acontece porque, mesmo advertidos, pecamos em algumas orientações simples:
· Escolhendo a vaga apenas pelo salário que oferece
· Não estudando corretamente as matérias (por falta de tempo, achar que "já sabe demais", ou dedicando-se mais às matérias erradas)
· Lendo superficialmente o edital
· Não possuindo os requisitos exigidos (estar aquém do grau de exigência intelectual ou física necessárias)
· Não adquirindo apostilas e livros necessários
Contudo, alguns cuidados são indispensáveis. Muitas pessoas bem preparadas não são bem sucedidas em seleções justamente por não observarem esses pontos.
ESCOLHA
A fase de decidir para qual curso, ou cargo, concorrer é uma das mais importantes nesse tipo de processo. Uma escolha mal feita pode detonar todo o projeto, logo de início. Às vezes, nem é interessante ser candidato, muito mais porque está cada vez mais difícil pagar as taxas de inscrição.
1. SALÁRIO A necessidade de salário é bem particular para cada um. A exigência é bem menor para aqueles em início de carreira (que precisam ainda ganhar experiência) ou desempregados, do que para os com muitas obrigações e dependentes. Mas, em geral, precisamos analisar qual a remuneração mínima que podemos aceitar (incluindo o salário indireto - benefícios, comissões e gratificações).
Muitas pessoas ainda utilizam o antigo critério de só se candidatarem a vagas que garantam uma remuneração, no mínimo, 50% superior a que já possuem, quando na realidade a crise econômica mundial não está permitindo mais a escala financeira que muitos sonham ou merecem.
Dependendo da situação, manter o mesmo poder aquisitivo, ou até trocá-lo por uma maior estabilidade, já é lucro. É importante lembrar que, conforme o regime de trabalho, os impostos (imposto de renda na fonte, previdência social e fundo de garantia) podem levar boa parte do salário bruto. Às vezes um salário menor com menos descontos é tão atraente quanto o que se ganha hoje.
Outro fator primordial é o índice de reajuste da categoria, ao qual o salário está associado, para evitar que a maior parte da sua remuneração direta seja engolida pelo tempo.
No geral, concorrer a vagas apenas pelo alto salário oferecido pode levar a sucessivos fracassos em concursos, uma vez que a competição é muito mais acirradas nesses casos
2. NÚMERO DE VAGAS Ao contrário do que muita gente pensa, quanto menos vagas existirem para uma categoria, melhor. Isso acontece porque a maioria dos concorrentes prefere disputas "mais fáceis", para cargos com muitas vagas. O resultado é justamente o inverso: Quanto mais vagas, maior a procura
3. CONCORRÊNCIA Já o grande número de candidatos à vaga é desestimulante, pois aumenta a probabilidade de existirem concorrentes mais bem preparados. Também é interessante verificar a relação de "Número de vagas X Concorrentes", para analisar proporcionalmente o que significa aquele número de candidatos.
Processos seletivos pouco divulgados e de órgaos pouco conhecidos também tendem a ter baixa concorrência
4. EXIGÊNCIAS A tendência é o aumento do nível de exigência para as classificações. Por outro lado, o crescimento da concorrência no mercado de trabalho e a escassez de vagas disponíveis, fazem com que os seletores possam escolher mais rigorosamente entre a mão-de-obra disponível. Noções de Informática e inglês, por exemplo, devem se tornar comum.
Assim, é frustrante tentar um concurso que exige muito além da sua capacidade (como acontece em concursos da área de fiscalização, jurídica, seleções para embaixador e em algumas provas para cursos internacionais).
Para diminuir esse problema, é interessante manter-se atualizado, estudando constantemente, e com bastante antecedência da data das provas.
Esse princípio também vale para os exames que aferem a capacidade prática ou física do candidato. Não adiante entrar numa seleção para a qual você não tem condições de passar nos testes de aptidão no computador ou nos 100m rasos, por exemplo.
O nível de escolaridade exigido determina fortemente o grau da concorrência que se vai ter. Entrar em seleções que exijam apenas o segundo grau, quando já se ganhou toda a experiência de um curso universitário pode fazer a diferença do candidato
5. BENEFÍCIOS Os benefícios de uma função agregam valor real ao salário. Em muitos casos, superando até o próprio salário base. Para tal, deve-se somar o valor dos tickets alimentação, parcela do plano de saúde paga pela empresa, cesta básica, ajuda de custo, ajuda de transporte, gratificações e adicionais.
Mas, atenção: é importante saber se os benefícios serão incorporados à remuneração em caso de licenças e aposentadoria. Caso contrário, o salário, quando inativo, não justificará todos os anos dedicados àquele trabalho. O salário indireto também pode ser perdido a qualquer momento.
A forma de aposentaria é um forte diferencial. Quando a empresa oferece complemento ou equiparação salarial do aposentado em relação ao ativo, é o ideal. Recolher FGTS pode diminuir os rendimentos mensais, mas são uma poupança forçada para necessidades futuras.
A maior ou menor estabilidade (risco de perder o emprego) e a ajuda educacional (em cursos e reciclagens profissionais) devem tamém ser considerados como benefícios
6. CARGA HORÁRIA Mesmo que a tendência seja a redução cada vez mais das horas trabalhadas, a carga horária semanal não é um benefício considerável, ainda mais as demais vantagens não forem supridas. Em outras palavras, não devemos ir atrás de trabalhar pouco, em detrimento de outras vantagens
7. VOLUME DE TRABALHO Semelhantemente à carga horária, o volume de trabalho só deve ser considerado se excessivo ou estressante. Mas, não tenha medo de trabalhar muito. Geralmente, a melhor remuneração está associada a uma maior responsabilidade
8. NATUREZA DO CARGO Cada pessoa possui um perfil e aspirações individuais. Trabalhar ou estudar por muito tempo, em alguma coisa para a qual não se tenha a menor vocação, pode ser martirizante. Portanto, nem só salário e vantagens são importantes no cargo pretendido
9. OBJETIVO DA EMPRESA Como faremos parte do mesmo barco, quando ingressarmos na carreira, é interessante pesquisar a solidez da organização e o futuro do próprio produto que ela produz, para evitar tomar a canoa errada
10. EXIGÊNCIAS DE CURRÍCULO As exigências de cursos e treinamento que as empresas fazem nem sempre excluem um candidato que não se enquadre 100% nas especificações.
Dependendo do rigor da seleção, das intenções da empresa e até do nível dos outros candidatos, esses critérios podem ser mais ou menos flexíveis.
Ou seja, não ter determinado curso não significa que o candidato está fora da concorrência. Algumas contratações demoram tanto tempo para serem efetuadas que o candidato tem condições de fazer o curso mesmo após ter prestado o concurso.
ANÁLISE DO EDITAL
Uma etapa muitas vezes menosprezada pelo concorrente é a análise do edital de Seleção. Ele não só define a taxa de inscrição e datas dos testes, como estabelece todas as regras do jogo. Portanto, é interessante ler com muita atenção o edital, para saber:
1. PONDERAÇÃO Qual o peso de cada matéria. A ponderação das notas das provas define quais as matérias que se deve estudar mais.
Podemos até escolher o cargo, ou curso, para o qual concorrer pelo que mais valoriza as matérias onde se é mais forte. Na ponderação, também ficamos sabendo qual a prova que teremos de fazer com maior atenção.
Em algumas seleções, são pontuado o currículo (cursos), experiência na área (tempo de serviço), feitos testes práticos e de resistência física
2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A fórmula pela qual será computada as notas, complementa a noção que se precisa ter sobre o que é mais importante para os avaliadores.
A fórmula geralmente valoriza determinadas matérias, comparando o número de questões acertadas com aquelas incorretas. Sempre, quanto mais se acerta e menos se erra, melhor. O programa do que é exigido em cada matéria deve ser considerado à risca
3. CRITÉRIOS DE DESEMPATE No edital, também ficamos conhecendo quais serão os pontos fortes quando atingirmos uma nota igual a de outros candidatos.
Normalmente, os critérios de desempate valorizam as pessoas de maior idade e que obtiveram maior nota nas provas de conhecimentos específicos. Assim, os candidatos de idade avançada podem até levar vantagem.
Os deficientes físicos já saem ganhando nesse item, pois são sempre reservadas vagas exclusivamente para eles
4. CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO Atenção para os procedimentos que podem desclassificar sumariamente o candidato, como utilizar calculadoras, portar livros na hora da prova e, principalmente, atingir o ponto de corte.
PREPARAÇÃO
A Preparação para o concurso é muitas vezes completamente desconsiderada:
1. MATERIAL DIDÁTICO Deve-se reunir os apostilas e livros necessários para cumprir todo o programa exigido.
A falta de investimento nesta fase é fatal. Se você compra exatamente a mesma apostila que a maioria dos concorrentes comprou, não estará aumentando em nada suas chances de passar na frentes deles. Estudar sem o material didático necessário para passar é insuficiente. Dê preferência a livros e boas apostilas especializadas no assunto.
Se possível, conseguir cadernos de exercícios é muito útil. Preferencialmente, contendo provas dos concursos anteriores. Mesmo que os teste mudem de ano para ano, ao menos tem-se uma idéia do formato adotado nas perguntas
2. CURSOS Um bom curso preparatório é importante, principalmente para as matérias de conhecimentos específicos ou técnicas, que não sejam dominadas suficientemente.
O curso é mais um recurso para se superar os demais candidatos, servindo também para disciplinar o estudo. Mas, atenção: fazer um curso apenas não garantirá sua vaga - é indispensável estudar
3. ESTUDO Por mais que se conheça um assunto, deve-se sempre relembrar o que se sabe. Fazer um concurso sem estudar, é um total desperdício.
Deve-se procurar tempo (até no horário do almoço), para se preparar o melhor possível. Serão alguns meses de sacrifício, mas as recompensas poderão ser para o restante da vida... E, tempo é uma questão de prioridade (interesse) - acabar um namoro por falta de tempo é apenas uma desculpa, quando não gostamos realmente da pessoa. Quem ama, sempre arrumará tempo para a pessoa amada.
Mesmo antes da publicação do edital, pode-se comparar o que estão exigindo os concursos similares, e ir se atualizando naquela matéria. Saber a instituição que elaborará os testes é indispensável. Cada uma possui um "estilo" e grau de exigência próprios, que podem nortear os esforços de estudo.
Mas, é essencial "saber estudar". Um estudo proveitoso é aquele feito:
· Em um horário específico
· Com ambiente propício
· Com todas as necessidades básicas supridas (sono, alimentação, descanso e preocupações)
· Seguindo o roteiro de: "Entendimento", "Resumo", "Exercícios" e "Fixação" (não adianta entender todo o assunto, sem fazer uma síntese do que se aprendeu, praticando e decorando o que precisa ser decorado).
Sem seguir todos esses passos, o candidato corre o risco de, na hora da prova, se saber a matéria, mas não se lembrar da regra; ou recordar a regra, mas não saber aplicá-la. Fazer o maior número possível de exercícios, preferencialmente resolvendo questões de concursos anteriores é muito importante*Faça os testes cronometrando o tempo, para aprimorar sua rapidez de resolução
DIA DA PROVA
1. LOCAL Visite com antecedência o local aonde os teste serão realizados. Muitas pessoas se perdem ou vão para locais errados, atrasando-se ou até não conseguindo realizar a prova. Trace minuciosamente o roteiro que vai seguir de casa até o local de testes, para evitar atropelos
2. HORÁRIO Outra questão onde seu nervosismo pode lhe trair é quanto ao horário da prova. Sempre saia com antecedência de casa, para estar cedo no local dos testes.
Os horários de máximo de chegada e de fechamento dos portões devem ser observados. Assim como, a hora de encerramento. Todos constantes no edital.
Como a tendência é exigir muito em pouco espaço de tempo, não se desligue do tempo, mas faça as provas com atenção
3. ALIMENTAÇÃO Evite comer demais, ou mal, antes da prova, para não sofrer congestões ou disenterias. Também não faça a prova com fome. Algumas pessoas se precavém levando lanches e água mineral, para evitar imprevistos na hora do teste
4. MATERIAL Confira o que é necessário levar para a prova, antes de sair de casa. Tanto os documentos e canetas, exigidos no edital, como os objetos de sua necessidade, como guarda-chuva e relógio (para cronometrar o tempo da prova) - de preferência o mesmo que utilizou para os exercícios*Caso o edital não permita telefones celulares, bips, etc, é importante atentar para não ser desclassificado.
NA HORA DA PROVA
1. TEMPO Controle o tempo de resolução da prova, de acordo com o tempo total disponível e o grau de dificuldade encontrado nas questões: Resolva primeiramente (dedicando mais tempo) a prova com mais peso para a pontuação final. Em cada prova, deixe as questões mais difíceis para o final.
Não se esqueça de considerar o tempo para, ao final, fazer a revisão geral das respostas, preenchimento da folha de respostas e revisão desse preenchimento
2. REVISÃO Alguns pontos podem ser "salvos" na última hora, justamente na revisão, ao final da resolução de todas as questões. Confrontando o que foi solicitado com o sua resposta, para evitar o erro muito comum) de marcar a questão correta, quando o que se pedia era a incorreta
3. FOLHA DE RESPOSTAS Também é frustrante preencher incorretamente a folha de respostas ou deixar de passar para ela uma questão que se sabia a resposta correta
A idéia é conseguir uma boa colocação. O período de validade do concurso e a prorrogação desse prazo, o remanejamento de candidatos, o aparecimento de novas vagas, desistências ou desclassificação de concorrentes, com o tempo, serão os fatores de "sorte" que se encarregarão de reclassificar o candidato.
Boa Prova
COMO CALCULAR O QUADRADO DE NÚMEROS TERMINADOS COM 5?
Pegue o primeiro número (3), adicione 1 (3+1=4) e os multiplique (3×4). Junte o resultado (12) com o número 25 e pronto : 1225. Funciona sempre.
Truque número 2 : multiplicações com 10 são fáceis, certo ? Afinal, basta acrescentar um zero do lado direito do número (3×10= 30). E o número 11 ? Quanto é 26 x 11 ? Aqui vai o truque infalível.
Pegue o número inicial (26) e imagine um espaço entre os dois dígitos (2_6). Adicione esses dígitos e ponha-os nesse espaço (2_(2+6)_6). Resultado : 286
Truque número 3 : Como multiplicar números elevados por 5 ? Apesar de não ser tão rápido quanto às demais dicas, isso resolve :
Quanto é 2348 x 5 ? Pegue o número inicial (234 e divida-o por 2. Se o resultado for exato (resto zero), adicione um 0 e pronto. No caso, 2348/2 = 1174. Portanto, 2348×5 = 11740.
Se a divisão não for exata, em vez de adicionar um zero no final, coloque o número 5. Exemplo : 1437×5 -> 1437/2=718.5 -> 7185
Truque número 4 : Lembre-se que quando uma operação é complicada, sempre há uma maneira de separá-la em partes mais simples. Assim, se a tabuada do número 4 for um pesadelo, lembre-se que 4 é o mesmo que 2×2. Portanto, efetue duas multiplicações com o número 2 e obtenha o mesmo resultado. Trivial ? Veja esse conceito aplicado no exemplo a seguir :
32 x 125 tem mesmo resultado que16 x 250 tem mesmo resultado que8 x 500 tem mesmo resultado que4 x 1000 = 4,000
Truque número 5 : Sabe a tabuada do nove ? Tem problemas com ela ? Use suas mãos e obtenha o resultado. Por exemplo, para saber quanto resulta 4×9, abra as duas mãos com os dedos esticados. Dobre o dedo que equivale ao primeiro dígito e veja quantos dedos sobraram antes dele (3). Conte agora o número de dedos após ele (6). Resultado : 36
Truque número 6 : Porcentagens %. Isso era "O" pesadelo para muitos na escola. Após essa dica, você será o senhor das porcentagens, sendo capaz de calcular 4% de 200 em menos de 1 segundo.
Primeiro, uma explicação. A palavra "porcentagem" já sugere "para cada cem". Assim, 3% nada mais é que 3 "para cada cem", 12% é 12 "para cada cem", e assim por diante.
Como isso ajuda no cálculo de 4% de 200 ? Moleza. Lembre-se que 4% nada mais é que 4 "para cada cem". Como você tem 200, o resultado nada mais é que 4 + 4 = 8. Fosse 4% de 300, bastaria adicionar mais 4.
Mais exemplos :74% de 500 = 74 + 74 + 74 + 74 + 74 = 370
20% de 150 = 20 "para cada cem". Como 50 é metade de 100, o resultado é 20 + 10 = 30.
Como dica final, porcentagens também podem ser calculadas invertendo-se os números. 5% de 12 é o mesmo que 12% de 5.
Recusar emprego para candidato com nome sujo no mercado é ilegal?
Empresas que discriminam pessoas porque elas têm o nome no SPC ou Serasa podem ser denunciadas à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
Um assunto que incomoda muitos trabalhadores: empresas que recusam o candidato a um emprego só porque ele tem o nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa. Será que essa recusa é legal?
De acordo com o chefe de coordenação de Igualdade e Oportunidade, Fernando Sampaio, não é. Segundo ele, esse tipo de impedimento deve ser denunciado à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT/PE) – que por enquanto está em greve. “O caso será apurado junto ao trabalhador e à empresa, que será alertada sobre a denúncia. Também mediamos a situação para tentar reverter a prática”, explicou Sampaio.
Além do nome sujo, o coordenador diz que é comum as empresas discriminarem ilegalmente candidatas grávidas, sindicalistas, trabalhadores demitidos por justa causa, portadores de necessidades especiais e pessoas com antecedentes criminais, mesmo aqueles que não estão previstos por lei, como vigilante e doméstica. “Nesses casos, é o bom os trabalhadores ficarem atentos, pois essa atitude já mostra que a empresa provavelmente praticará outras irregularidades como assédio moral e excesso de jornada”, falou Sampaio.
FONTE: PE360GRAUS
